Skip to content

Senador eleito, Mourão diz que apoiará impeachment de Moraes: “Vem prevaricando”

Senador eleito, Mourão diz que apoiará impeachment de Moraes: "Vem prevaricando"

Senador eleito no primeiro turno das eleições deste ano, o general Hamilton Mourão anunciou que apoiará a discussão sobre o possível impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A competência para esse tipo de análise é do Senado Federal.

“Se há indício forte de crime de responsabilidade, que se abra o processo. O devido processo legal não está sendo respeitado aqui no nosso país. Essa é a realidade das ações do Alexandre Moraes”, afirmou Mourão em uma entrevista para o Estadão.

O vice-presidente da República foi além, dizendo que Moraes estaria “prevaricando”, isto é, agindo em função de interesses próprios, de modo a prejudicar a administração pública. 

“Na minha visão o Alexandre de Moraes vem prevaricando ou até, vamos dizer assim, ele está ultrapassando o limite daquilo que é a autoridade dele. Porque no momento que ele conduz o inquérito onde ele é investigador, ele é denunciador, ele é julgador e também é parte ofendida isso está errado”, destacou o general.

Perguntado, então, se apoiará o impeachment do ministro, Mourão disse que sim, segundo ele, por haver provas de supostos crimes de responsabilidade. Apenas nessa condição um ministro do STF ou TSE pode ser impichado.

“Eu vou. Se está comprovado, chegamos à conclusão de que há indício forte de crime de responsabilidade, como no casso desse ministro que você citou o nome [Moraes], então vamos discutir o assunto”, disse ele.

Ainda de acordo com o vice-presidente da República, caberia ao próprio STF agir para dar um “freio” no ministro Moraes, diante do que que ele considera abuso de poder.  “Ele ultrapassou o limite do poder dele, e competiria ao restante da corte dar um freio nele, mas a corte não está fazendo isso”, afirmou o militar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *